Algumas rotinas do zimbra precisam de conexão SSH ao servidor para execução de comandos, como de status dos serviços, logs, etc… Se você alterar a porta padrão do serviço SSH que roda no seu servidor, é preciso informar a porta ao zimbra, caso contrário, diversos subsistemas terão problema.
Para informar ao zimbra a nova porta, execute:
su - zimbra
zmprov ms NOME.DO.SERVIDOR zimbraRemoteManagementPort NOVAPORTA
exemplo:
su - zimbra
zmprov ms mail.exemplo.com zimbraRemoteManagementPort 22220
Reinicie o zimbra
/etc/init.d/zimbra restart
Criado pela empresa Zimbra que foi comprada pela Yahoo! em 2007 e posteriormente vendida para a VMWare em 2010. Após isso, foi vendido para a Telligent Systems em 2013 e posteriomente adquirido pela Synacor, atual proprietária. Esta ferramenta foi projetada para oferecer portabilidade entre nuvens públicas e privadas.
Atualmente, o Zimbra disponibiliza uma versão open source e uma versão comercial, onde esta última dá suporte aos clientes por meio da Zimbra Network, disponibilizando componentes de código fechado para conexão com o Microsoft Outlook para sincronismo de agenda.
Por que devo utilizá-lo em minha empresa?
O Zimbra é uma plataforma de e-mail diferenciada e flexível e desta forma, existem diversos motivos para utilizá-la como servidor de e-mail em sua empresa. Algumas razões são:
Possibilidade de acessar as informações de qualquer local que tenha acesso a internet, aumentando ainda mais a organização e produtividade;
Custo de 35% a 50% mais barato do que outros sistemas de e-mail;
Liberdade para ampliar e personalizar o fluxo de trabalho conforme as necessidades individuais de cada usuário;
Compatível com outros sistemas de e-mail como o Microsoft Outlook, Microsoft Exchange, Apple Mail, sendo possível compartilhar eventos de calendário com clientes e fornecedores, mesmo que eles não tenham o Zimbra.
Com o Zimbra não é necessário enviar anexos por e-mail, já que existe a possibilidade de compartilha-lo entre outros usuários do aplicativo. O mesmo pode ser feito para pastas, calendários, tarefas e documentos.
O Zimbra também acaba com a necessidade de arquivos .PST. Os backups podem ser feitos com um simples clique.
Gerenciamento interno hierárquico de armazenamento onde gestores de TI podem configurar e gerenciar recursos de e-mail facilmente.
O Zimbra também pode ser instalado em um dispositivo virtual sem a administração de um sistema operacional.